Na noite de sábado (15), por volta das 19h50min, a guarnição dos Bombeiros Militares, mergulhadores, do Quartel da EFAPI -Chapecó, foram acionados para atendimento de uma possível vitima de afogamento, no Rio Chapecó, Linha Cairú, interior do município de Coronel Freitas/SC.
Chegando no local a guarnição fez a coleta de informações a respeito do acontecido, junto a alguns pescadores que estavam no local, os quais responderam ter avistado quando homem foi arrastado pela correnteza, e não o viram mais.
Perguntados sobre como e de que maneira teria acontecido o afogamento, relataram que a vítima estava mais ou menos no meio do rio, em um ponto onde a água batia na altura de sua cintura. Porém nesse local a correnteza estava forte e que o mesmo estava com equipamentos de pesca e uma mochila nas costas, o que pode ter facilitado um desequilíbrio.
Nesse momento avistaram o homem descendo corredeira abaixo e que em determinado ponto sumiu nas águas. Devido ser escuro e o ponto onde a vítima estava deles era distante, nada puderam fazer para ajudar. Relataram também que tratava-se de um masculino, 63 anos de idade.
Com as devidas informações a guarnição demarcou a área, ajustado todas as informações e organizando a operação de busca para o dia seguinte.
No dia sequente, 16 de fevereiro de 2025, por volta das 06h00min, a nossa guarnição de mergulhadores deu início as atividades de busca. Avaliou a velocidade da correnteza, a profundidade do local, bem como possíveis pontos de “remanso” das águas, pontos abaixo, onde pudesse ter descido e parado o corpo da vítima e submerso.
Foi mergulhado em alguns pontos específicos, quais traziam alguma esperança de encontrar a vítima, porém sem sucesso.
Em contraponto as atividades de mergulho, também se estabeleceu um perímetro de atividade de busca superficial, com uma embarcação inflável. Sendo que por volta das 12h00min o corpo da vítima foi avistado. O corpo estava cerca de 2 mil metros abaixo do ponto do afogamento e distante 60 metros da margem, no leito do rio, “boiando”, enroscado sobre algumas pedras.
Foi então acionado a PMSC, PCSC, sendo retirado o corpo da água e ficando aos cuidados do IML.
Comentários: