Chuvas causaram estragos em 166 casas e deixaram três pessoas desabrigadas.
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (20) causaram estragos em ao menos 16 cidades, informou a Defesa Civil por volta do meio-dia desta segunda-feira (22). No total, os temporais atingiram 172 casas e deixaram três pessoas desabrigadas. Nenhuma morte foi registrada.
As cidades de Barra Bonita e Rio Negrinho decretaram situação de emergência, conforme a Defesa Civil. Já Calmon e Entre Rios devem decretar situação de emergência nesta segunda-feira. Apenas Calmon não vai solicitar itens de assistência humanitária, conforme o órgão estadual.
Segundo o secretário da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a chuva já está se deslocando nesta segunda, mas a população deve se manter atenta ao vento:
— Temos ainda situação de ventania no Litoral, com ventos de 50 a 80 km/h, que pode trazer um impacto na regiao litorânea. Temos maré em Florianópolis e Itajaí.
Erval Velho, no Meio-Oeste, registrou o maior acúmulo de chuva, com 94.6 milímetros nas últimas 24 horas. Na sequência estão Pouso Redondo (86.6 milímetros), Vargem (84.2 milímetros), Piratuba (79.6 milímetros), Campos Novos (78.6 milímetros) e Videira (77.4 milímetros).
Em relação aos ventos, a maior rajada das últimas 24 horas foi registrada em Urupema, na Serra catarinense, com 106.7 Km/h. Os ventos também atingiram Água Doce (106.4 Km/h), Rio Negrinho (70.6 Km/h) e Campos Novos (67.2 Km/h).
Chuvas causam estragos em SC
Na noite deste domingo (21), um temporal com granizo e forte rajada de vento deixou ao menos oito casas destelhadas em Monte Carlo, no Norte catarinense. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Em Santa Cecília e Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, os ventos causaram queda de árvores na SC-340 e na SC-135, respectivamente, na noite deste domingo. Ninguém se feriu.
Entre sábado e o final da tarde de domingo, ao menos 15 municípios haviam registrado ocorrências relacionadas aos temporais. No total, 136 casas foram afetadas. Ninguém morreu.
Em Barra Bonita, que é o menor município em número de habitantes de Santa Catarina, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro, tamanha a força do vento. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como em São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado.
Segundo levantamento da Defesa Civil, os atendimentos no Oeste de Santa Catarina se concentraram em cidades como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e São Miguel do Oeste. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos, nem a necessidade de abrigos temporários.
Veja as cidades atingidas
- Entre Rios
- Itapiranga
- São Lourenço do Oeste
- Bom Jesus
- Marema
- São Domingos
- Passos Maia
- Ipuaçu
- São Bento do Sul
- Barra Bonita
- São Miguel do Oeste
- Mafra
- Canoinhas
- Rio Negrinho
- Três Barras
- Maravilha
Veja algumas imagens causadas pelo temporal em Santa Catarina👇
Comentários: