O Comando de Polícia Militar Ambiental, através do 2º Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Chapecó, em ação integrada com o IBAMA e a PATRAM da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, realizou no dia 1º de outubro uma grande operação de fiscalização aquática no Rio Uruguai, marcando oficialmente o início do período da Piracema.
A fiscalização contou com diversas embarcações e teve como objetivo principal a preservação das espécies de peixes que iniciam sua migração reprodutiva neste período. O trabalho também reforça a parceria constante entre a Polícia Militar Ambiental e a Brigada Militar, que atuam de forma integrada em ações de proteção da fauna aquática e no combate à pesca predatória.
A operação recebeu apoio logístico da Prefeitura de Marcelino Ramos, que ofereceu estrutura de parada e alimentação. O prefeito Vannei Mafissoni destacou a importância da união de esforços entre as instituições para a proteção do meio ambiente e enalteceu o trabalho de fiscalização realizado.
O período da Piracema é compreendido entre os dias 1º de outubro a 31 de janeiro e durante este período, ficam estabelecidas restrições para garantir a reprodução natural dos peixes.
Pesca em rios, riachos e lagoas da bacia do Rio Uruguai fica restrita, sendo proibido o uso de redes de pesca, molinetes, emcarcações a motor entre outras
Por que respeitar a Piracema?
Esse é o período mais importante para a preservação dos recursos pesqueiros, pois assegura a reprodução das espécies e mantém o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Respeitar a legislação é garantir a continuidade da pesca de forma sustentável para as futuras gerações.
A Polícia Militar Ambiental reforça seu compromisso com a preservação ambiental realização operações embarcadas na bacia do Rio Uruguai para preservação da ictiofauna.
Polícia Militar de Santa Catarina – Preservar a ordem e proteger a vida.
"Polícia Militar Ambiental: Somos a força da natureza" 🍃
Denúncias de crimes ambientais ligue 📞 190 ou baixe o aplicativo 📲 PMSC Cidadão.
Comentários: