Na noite desta terça-feira (13), as 20h18min, o trem de Socorro de Xaxim deslocou para atendimento a uma ocorrência de incêndio em residência unifamiliar, na Av. Giácomo Lunardi, em Xaxim/SC.
Chegando no local confirmou-se a natureza da ocorrência e solicitou-se apoio da GU de Xanxerê, bem como foi acionado o caminhão pipa do município de Xaxim.
Na chegada da Guarnição, o incêndio já estava em estado de desenvolvimento completo e, havendo residência adjacente muito próxima, somado à impossibilidade de adentrar à residência sinistrada, iniciou-se o combate defensivo, priorizando evitar a progressão do fogo para a residência vizinha.
Realizou-se a montagem de estabelecimento com uma linha de ataque, a fim de melhor utilização dos recursos disponíveis e já com backup de uma segunda linha para ser utilizada na sequência.
Com a chegada do apoio solicitado, foi possível realizar o combate de forma ofensiva, extinguindo o fogo por completo e iniciando, na sequência, o rescaldo que durou cerca de uma hora.
No momento do sinistro haviam quatro ocupantes na residência, sendo uma feminina maior e duas crianças que nada sofreram. Um dos ocupantes da casa, masculino, maior, sofreu queimaduras de primeiro e segundo grau em cerca de 50% do corpo, quando tentou combater o princípio de incêndio, sendo atendido e conduzido pelo ASU-485 ao Pronto Socorro do Hospital Frei Bruno de Xaxim.
Durante o combate, os moradores informaram que haviam animais (2 adultos e 4 filhotes) dentro da residência. Imediatamente, iniciou-se as buscas pelos animais, sendo localizados os dois cães adultos com vida e sem lesões, um deles em meio aos escombros e o outro no quintal da residência.
No total, foram utilizados cerca de 30 mil litros de água, empregadas quatro viaturas (ABTR-52, ASU-485, ABTR-187 e AT-51), um caminhão pipa, onze bombeiros nesta ocorrência e três funcionários da prefeitura.
Segundo relatos dos moradores, coletados no local, o fogo iniciou-se em um fogareiro que estava sendo utilizado para fritura.
Comentários: