ativamix

Notícias/Destaque

Gestão de Projetos da Epagri é finalista no PMI-SC Melhores do Ano de 2025

Ativa Mix

Gestão de Projetos da Epagri é finalista no PMI-SC Melhores do Ano de 2025
Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Epagri foi uma das finalistas no Prêmio PMI-SC Melhores do Ano 2005, entregue na última sexta-feira, 28, em Blumenau. A empresa se destacou entre as três melhores instituições catarinenses na categoria PMO, sigla em inglês para Escritório de Gerenciamento de Projetos. A premiação valoriza iniciativas que se destacam pela gestão eficiente, inovação, impacto e contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina. A iniciativa é do Project Management Institute (PMI), organização internacional que reúne profissionais de gerenciamento de projetos. 

O prêmio foi entregue ao gerente do Departamento de Planejamento da Epagri, Denilson Dortzbach (Foto: Seplan/Gov)

O prêmio foi entregue ao gerente do Departamento de Planejamento, Denilson Dortzbach. Para ele, o diferencial do PMO da Epagri está na convergência entre inovação tecnológica, transparência pública e governança estratégica. Além de um sistema próprio de gestão de projetos, a Epagri utiliza a plataforma Projeta SC e ferramentas de comunicação acessíveis via QR Code.

“Essa integração promove visibilidade, prestação de contas e confiabilidade, permitindo que stakeholders, cidadãos e parceiros acompanhem a execução, os resultados e o impacto de cada projeto, reforçando o compromisso da Epagri com a gestão responsável e a transparência”, explica Denilson.

Cultura organizacional

De acordo com a especialista em gestão projetos da Epagri/Seplan, Tatiana de Aguiar, a empresa tem atualmente 555 projetos em andamento. Os ciclos de acompanhamento são quinzenais e incluem reuniões estratégicas e painéis interativos que monitoram indicadores-chave de desempenho. “A metodologia implementada pelo Escritório de Gerenciamento já permitiu a redução de 30% do tempo médio de consolidação e atualização das informações em programas estratégicos”, diz ela.

No evento de premiação, Denilson apresentou a experiência da Epagri na gestão de projetos (Foto: Seplan/Gov)

Segundo Denilson, as atividades da Epagri são conduzidas sob a lógica de projetos, o que assegura clareza de responsabilidades, padronização de processos e efetividade na entrega de resultados. “Essa abordagem fortaleceu a governança e promoveu uma cultura organizacional centrada na qual equipes multidisciplinares atuam de forma colaborativa, inovadora e orientada a resultados“, afirma.

Ele destaca ainda que o impacto do Escritório de Gerenciamento de Projetos também contribui para eficiência dos recursos aplicados. Todas as atividades desenvolvidas na empresa, previstas com o uso de recursos, devem estar vinculadas a algum projeto. O Plano Anual de Contratações da Epagri é gerado automaticamente, detalhando os gastos previstos para o ano em cada centro de custo da Epagri.

História

O PMO da Epagri foi criado em março de 2022 para dar suporte a uma ampla rede de atuação da empresa, que se estende por todos os municípios de Santa Catarina. Com significativa capilaridade, o Escritório passou a ter a missão de fortalecer a governança de projetos, garantindo alinhamento estratégico, padronização de processos, monitoramento de desempenho e entrega de resultados relevantes para a sociedade. 

Equipe do Escritório de Gerenciamento de Projetos: Denilson Dortzbach, Alan Steffens, Tatiana Aguiar e Humberto Bicca Neto (Foto: Aires Mariga/Epagri)

“O PMO atua como elo entre a diretoria, os gestores de projetos e as equipes de campo, promovendo eficiência, transparência e priorização das iniciativas, fundamentais para enfrentar os desafios de uma gestão institucional robusta e de grande alcance”, conclui Denilson. 

Por Cléia Schmitz, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

FONTE/CRÉDITOS: Ativa MixIsabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri
Comentários:

Veja também