ativamix

Notícias/Justiça

GAECO deflagra operação para apurar fraudes em licitações na cidade de Coronel Martins/SC

Ativa Mix

GAECO deflagra operação para apurar fraudes em licitações na cidade de Coronel Martins/SC
MPSC
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta quarta-feira (03/09), o GAECO deflagrou operação em apoio a Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, com atuação regional na área de moralidade administrativa.

A operação tem por finalidade a obtenção de provas relacionadas a supostas fraudes em processos licitatórios para a aquisição de máquinas de costura, promovidos pelo Município de Coronel Martins, com possível envolvimento de servidor público comissionado e empresa que comercializa esse tipo de maquinário destinado ao setor de têxtil.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Concórdia e as ações deram cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão que foram cumpridos nas residências dos investigados e nas sedes das empresas envolvidas, localizadas nas cidades de Coronel Martins e São Lourenço do Oeste. Durante a operação também houve uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma.

As diligências indicam uma possível ocorrência de superfaturamento, conluio entre os investigados e atos de improbidade administrativa, resultando em prejuízos ao erário na ordem de aproximadamente R$ 600 mil.

As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Operação Alinhavo.

O nome remete ao termo utilizado na costura para designar o ponto provisório que une peças de tecido antes da costura definitiva. Assim como no ofício da agulha e da linha, os investigados "alinhavavam" previamente os resultados dos certames, simulando concorrência para assegurar a vitória do grupo fraudador.

As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

FONTE/CRÉDITOS: Ativa Mix/ MPSC
Comentários:

Veja também