ativamix

Notícias/Justiça

GAECO deflagra GAECO deflagra Operação “Ajuste Prévio” em fraudes nos concursos públicos no Oeste

Ativa Mix

GAECO deflagra GAECO deflagra Operação “Ajuste Prévio” em fraudes nos concursos públicos no Oeste
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

GAECO deflagra Operação “Ajuste Prévio” para o combate de crimes contra a administração pública.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino/SC e Xaxim/SC, expedidos pela Vara Regional de Garantias de São Miguel do Oeste/SC. A operação ocorre em apoio à investigação da Promotoria de Justiça de Campo Erê/SC. 

Na manhã desta terça-feira (16/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à Promotoria de Justiça de Campo Erê/SC, deflagrou a Operação “Ajuste Prévio”. A ação tem como objetivo investigar um esquema de fraude sistemática em concursos públicos, com indícios de favorecimento direcionado a candidatos específicos. 

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim. As medidas visam apreender documentos e outros elementos que possam confirmar as possíveis irregularidades, garantindo a lisura dos certames e a igualdade de condições entre todos os candidatos concorrentes. 

A investigação teve início a partir da denúncia recebida pelo Ministério Público. Apura-se que os candidatos teriam sido beneficiados em concurso público e processo seletivo realizados em São Bernardino/SC, no ano de 2024, mediante esquema previamente articulado com a banca organizadora. Há indícios de que alguns dos favorecidos já ocupam cargos públicos. 

O trabalho busca confirmar as informações levantadas e identificar todos os envolvidos na fraude, incluindo a empresa responsável pela organização dos certames. A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, assegurando a preservação da cadeia de custódia das evidências coletadas. 

As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas. 

 

Operação Ajuste Prévio 

O nome dado à operação guarda relação a facilitação e ajuste previamente definidos que permitiram aos candidatos alcançarem a primeira colocação no concurso público e processo seletivo.  

 

O GAECO  

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. 

FONTE/CRÉDITOS: Ativa Mix/ Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
Comentários:

Veja também