Um homem condenado a mais de 28 anos de prisão por diversos crimes foi preso nesta quarta-feira, 4, na cidade de Balneário Camboriú, após ser captado por uma câmera de reconhecimento facial e identificado no banco oficial de faces de pessoas com restrições judiciais de Santa Catarina, gerido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). A prisão foi realizada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), nas proximidades da rodoviária municipal.
Após a emissão de um alerta na central de videomonitoramento, indicando a localização de um possível foragido da Justiça, uma guarnição da PMSC foi acionada com o objetivo de confirmar presencialmente a identificação do suspeito, que estaria nas imediações da rua Amapá, em frente a um estabelecimento comercial. Ao chegar ao local, os policiais avistaram o indivíduo com as características coletadas no vídeo e efetuaram a abordagem.
Embora o homem não estivesse portando nada ilícito, em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), os policiais constataram tratar-se de J. C. F., de 42 anos, natural de Itajaí, condenado a 28 anos, 7 meses e 11 dias de reclusão, em regime fechado, pelos crimes de roubo, exploração de jogo de azar e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O condenado foi conduzido ao Complexo Penitenciário de Itajaí para os procedimentos cabíveis.
Ao comentar o fato, o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressaltou que a tecnologia de reconhecimento facial é a mais nova aliada das forças de segurança no combate ao crime e será ampliada para todo o Estado. “O projeto de reconhecimento facial que o Governo do Estado está desenvolvendo tem por objetivo levar a ferramenta tecnológica a todos os municípios, garantindo uma resposta mais precisa e eficiente das forças policiais e mais segurança para todos que vivem e visitam Santa Catarina”, concluiu.
Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br
Comentários: