ativamix

Notícias/Agro

Chapecó recebe mais de 1,2 mil participantes em simpósio voltado ao fortalecimento da bovinocultura

Ativa Mix

Chapecó recebe mais de 1,2 mil participantes em simpósio voltado ao fortalecimento da bovinocultura
Divulgação / Epagri
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A 14ª edição do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, bateu recorde de inscritos. O evento, realizado pela Epagri e o Nucleovet, ocorreu simultaneamente ao 2º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto, o 4º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte e a 9ª Brasil Sul Milk Fair. Segundo a organização, mais de 1.200 pessoas, entre profissionais técnicos, pesquisadores, estudantes, professores e produtores de leite, circularam pelo centro de eventos, Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

Pesquisadores, extensionistas e bolsistas da Epagri de todo o Estado participaram do evento (Foto: Divulgação / Epagri)

As palestras ministradas por referencias nacionais e internacionais debateram temas como sustentabilidade, bem-estar animal, fertilidade, mercado lácteo, dieta e aditivos alimentares, além do uso de inteligência artificial. Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa, destacou que “os produtores de leite catarinense são muito eficientes e os resultados obtidos no Estado chamam a atenção de todo o país”. Em forma de reconhecimento, Selvino Giesel, assessor de lácteos da Aurora, uma das patrocinadoras do simpósio, solicitou uma salva de palmas para os produtores de leite presentes no evento, destacando o papel fundamental que desempenham na cadeia produtiva. 

O pesquisador Ralf Loges, da Universidade de Kiel, na Alemanha, aproveitou a temporada em Santa Catarina para conhecer o sistema de produção de bovinos à base de pasto, promovido pela Epagri. Antes de sua palestra “Como conciliar produção de leite e sustentabilidade?”, Ralf visitou propriedades no Oeste e na Serra catarinense

Ralf Loges, pesquisador da universidade de Kiel, na Alemanha, reforça parcerias internacionais da Epagri (Fotos: Divulgação / Epagri)

Pesquisadores e bolsistas da Epagri participaram da programação acadêmica, apresentando resultados de estudos recentes em áreas como redução da produção de metano por bovinos, qualidade do leite para a produção de queijos coloniais, agentes causadores de mastite, conforto térmico e pastagens.

O SBSBL ratifica o compromisso da Epagri e do Nucleovet na produção e difusão do conhecimento para os diversos agentes da cadeia produtiva da bovinocultura no Sul do Brasil, contribuindo para a qualificação técnica, a inovação e o desenvolvimento do setor. 

FONTE/CRÉDITOS: Ativa Mix/ Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc
Comentários:

Veja também